Geo imagens didáticas é um banco contendo mais de 10 mil fotos com um olhar diferenciado. Um olhar que não se limita às belas paisagens, mas ao espaço geográfico em sua totalidade. São imagens que trazem as transformações do mundo em nosso tempo.

A ideia surgiu da união dos trabalhos do fotógrafo e produtor multimídia Lucas Carvalho com o fotógrafo e geógrafo Márcio Abondanza Vitiello.

Além disso, ambos possuem experiência com trabalhos iconográficos de livros didáticos, o que permite que as fotos selecionadas componham textos aos materiais educativos.

Conhecedores da realidade de nosso país e de parte do mundo, pelo qual viajaram e registraram muitas imagens, Márcio e Lucas trazem em suas obras, paisagens que vão além daquelas vistas em cartão postal.

Aqui podem ser encontrados desde momentos bucólicos dos pequenos povoados do sertão, até as contradições existentes no espaço urbano de médias e grandes cidades brasileiras e mundiais.

Na busca temática é possível acessar três grandes eixos: aspectos físicos, humanos ou culturais.

Dentre os aspectos culturais destacam-se as artes, os esportes e a arquitetura.

Quanto aos aspectos físicos, há seleção de imagens sobre o clima, o relevo, a hidrografia, a vegetação e o solo, incluindo suas variantes ambientais.

As questões ambientais estão implícitas também nos temas que incluem, por exemplo, as diversas modalidades de poluição (sonora, visual, das águas e do ar); as queimadas e os desmatamentos; a erosão e o assoreamento.

Sobre os aspectos humanos, sobressaltam as redes de transportes e comunicação, as indústrias, o comércio, as produções agropecuárias, a urbanização, dentre tantos outros que evidenciam o processo de apropriação e transformação da natureza pelas sociedades humanas.

É possível ainda acessar bancos de imagens exclusivos de áreas disciplinares, como a arqueologia, a paleontologia e a geologia.

Caso a pesquisa seja feita por localização, a busca por imagens torna-se uma viagem pelo Brasil e por alguns países do mundo.